segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mestre

15 de Outubro
Dia do Professor





          Um mestre é todo aquele que se dedica e prontifica-se ao engrandecimento de almas.
Mostra através de exemplos fortuitos colhidos na sua vida e em tudo que aprendeu na existência como poderá ser feito diferença a torrente de idéias velhas e ineficazes. Traz consigo no íntimo a vontade de entregar um mundo melhor a quem o suceder. Ao educarmos um filho, o título de pai, mãe, é dado a todos, mas, no entanto, as qualidades de amigo, mestre e exemplo irretocável é somente buscada e adquirida por alguns. Temos durante esse período de vida a oportunidade de escolher o grau de ligação existente entre ambas.



“Outra coisa não faço senão andar por aí vos persuadindo, moços e velhos, a não
cuidar tão aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a
alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas da virtude
vêm os haveres e todos os outros bens particulares e públicos.” Sócrates.


           O professor não pode só pensar em ser um modelo durante o período escolar da vida de seus alunos. Ele é e será o parâmetro do aprendiz por todo o tempo. Sempre estará na memória do principiante cidadão como a retidão de caráter necessária, o exemplo nato dos bons conselhos.
Devido ao fato de que será através do que ele absorve e estuda que se completará sua missão. Viver interiormente as lições e com a autoridade recebida pela incumbência da vivência, se mostrará ainda mais afeito ao seu mister de elevado grau na vida do pupilo.
Um pai, ao receber em seus braços a dádiva de transformar a matéria, dar luz ao ser, não pode imaginar que só isso, além dos cuidados básicos, estará completando a sua missão.

      A amizade, o ensinamento de conduta e moral são fatores indispensáveis ao novo homem que surge. Será através dele que o mundo futuro se modificará. Com exemplos retos e moral elevado observaremos o início da retomada para um mundo melhor.
Não há quem não mude seu modo de ser e pensar, ao olhar o bom exemplo de um estimado instrutor, seja pai, professor.
É através da erudição, primeiro de si e do mundo que o homem consegue ir além, do contrário, apenas sobrevive o tempo necessário e devido. Não consegue nem trabalhar as suas menores formas de pensar, é a cegueira do conhecimento.
 
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant

       Há uma visão totalmente errônea na hora de ensinar que determina padrões fixos e acaba relegando o indivíduo ao múltiplo. Se assim fosse, todos teríamos íntimos iguais, sem restrições e distinções. Isso não ocorre, então é notório que cada um deve receber uma educação diferenciada, com aferições constantes as mudanças de cada um.


Fonte: Filósofo Existencial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário