sexta-feira, 24 de maio de 2013

Geração 2.0

Assisti a todos os vídeos e o que me chamou atenção foi “Rafinha 2.0 e Web 2.0” por ter vivenciado está geração de longe através dos meus amigos e que a pouco tempo adentrei neste ciberespaço.

No mundo globalizado cada vez mais as pessoas estão realizando as suas atividades diárias pela internet, compartilhando conhecimento e rompendo a ideia de tempo e espaço. Neste ciberespaço (mundo virtual) é um imenso ambiente de aprendizado, onde a grande maioria dos jovens procuram informações do cotidiano na rede de computadores por encontrar um ambiente aberto, flexível e interativos formando grupos de diferentes interesses particulares. Mas será que nós educadores do seculo XXI estão preparados para acompanhar os desafios da geração dos hiper conectados como o Rafinha?
    Rafinha 2.0


                                                                           Web 2.0

Diversa


 O site que pesquisei foi o “Diversa - Educação Inclusiva na prática”. É uma plataforma de troca de experiências entre os educadores sobre a Educação Inclusiva sendo uma fonte riquíssima de relatos que ajudaram a transformar a comunidade escolar onde o projeto foi executado com sucesso. As áreas que chamaram a minha atenção foram: Os estudos de casos e troca de experiências ( que fica no campo superior da pagina), e os artigos publicados( que fica no campo inferior da pagina). O artigo Diferenciar para Incluir que aborda a politica da Educação Inclusiva o contexto histórico e os desafios que a comunidade escolar irão enfrentar na sociedade.
Indico ao colegas a visitarem ao site Diversa que é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, onde hoje faz parceira com o MEC e o UNICEF
Fonte: http://diversa.org.br/artigos/artigos.php?id=42&/diferenciar_para_incluir_a_educacao_especial_na_perspectiva_da_educacao_inclusiva

Formação on-line  
 
Luciana Pereira da Silva

Manaus-AM

Em: 26/04/2013

A reestruturação da Educação e com as novas tecnologias vem de encontro com a educação a distância, a medida que a reformulação do ensino está indo em busca de uma nova identidade para a educação, essa forma de aprendizagem vem ampliando as oportunidades para que o aluno desenvolva a autonomia e dinamismo dos seus horários de estudos. Bem e é neste fator organização do tempo que peco. Reorganizar para entrar no ritmo do grupo é o meu principal objetivo neste exato momento.

Diante das grandes transformações a educação à distancia vem auxiliar o aluno e o professor na integração dos conteúdos online, intercambio para auxiliar no domínio dos conteúdos e com isso dinamizar os estudos fora da “instituição”, onde o aluno precisa ter foco em um ambiente virtual, pode ate em certos momentos um ambiente frio, onde o aluno é apenas um receptor de textos. Mas o que faz a grande diferença é a Instituição que oferece o curso à distancia, e o aluno com o seu comprometimento com os estudos propostos pela equipe pedagógica. Meu primeiro contato com ambiente virtual de aprendizagem foi na formação Tapiri pela ferramenta moodle, me sentia super a vontade como aluna e pesquisadora. O desenvolvimento da atividade proposta pela equipe pedagógica me possibilitou grandes transformações na minha pratica pedagógica utilizando “Webquest - Blog” no ensino regular

Acredito que o ensino do século XXI será descentralizada de forma gradativa, haja vista, que boa parte dos alunos já utilizam as mídias com certa facilidade. Só precisam ser estimulados a serem pesquisadores de uma nova ferramenta, possibilitando assim o êxito na formação on-line.

Apresentando para os professores da rede municipal o trabalho que realizei com a turma do 5° ano "A" na Escola Lírio do Vale, o projeto -  "Utilizando as mídias sociais na sala de aula" - Webquest Jornada nas Estrelas e o Blog da Escola Lírio do Vale.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Geração da internet

                                                                      Geração Y               

                O mundo está cada vez mais globalizado, e atraves da ferramenta "internet" a rede anda no universo de compartilhamento de conteudo, onde é alimentada por jovens que estao 24horas conectado ao mundo virtual.

                Essa geração do novo milenio está sendo o novo alvo do mundo publicitario que é um vasto grupo consumista de novas tecnologias e de produto de fácil acesso ao publico em geral.

Segue os vídeos sobre está geração digital

                                                                  Rafinha 2.0



                                                            
                                                                       Web 2.0


                                        
                                                            Grupo de pesquisa Eniac