quarta-feira, 19 de março de 2014

Os  Avanços da Pessoa com Surdez na Sociedade

        Ao longo dos anos a educação da pessoa com surdez vem enfrentando grandes desafios quanto ao preconceito, exclusão da sociedade e a utilização linguística. As concepções que enfocaram a educação do surdo foram: Oralismo, Comunicação Total e o Bilinguismo.
         Na escola Oralista, o aluno com surdez era imposto a pedagogia do falante onde o objetivo era torna o surdo como um ser falante para a sociedade. Mas com tanto está técnica foi obteve sucesso no cunho pedagógico Segundo Damázio “As propostas educacionais, baseadas no oralismo, não conseguiram atingir resultados satisfatórios, porque, normalizaram as diferenças, não aceitando a língua de sinais...”. Outra tecnica foi desenvolvida para o aluno com surdez a Comunicacao Total utilizava todo e qualquer recurso sendo eles, os códigos manuais, sinais e oralismo. Damazio “a linguagem gestual, visual, os textos orais, os textos escritos e as interacoes sociais pareciam não possibilitar um desenvolvimento satisfatório e esses alunos continuavam segregados...”. A técnica que atualmente tem dado certo no ensino regular é o Bilinguismo onde prioriza a língua mãe da pessoa com surdez a Libras (L1) e a língua portuguesa como uma segunda língua(L2) na escrita “... esta abordagem corresponde melhor as necessidades do aluno com surdez, em virtude de respeitar a língua natural e construir um ambiente propicio para a sua aprendizagem escolar...”

 
     A politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ( 2008) diante de varias discussões surgiu o serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que visa complementar o desenvolvimento linguístico e cognitivo do aluno com surdez. O atendimento na sala de recurso multifuncional para o aluno com surdez acontecerá em três momentos:


          O AEE em libras deve ser construindo e orientado pela professora, interagindo com os demais colegas formando assim parcerias com o prof. do AEE e com os demais diferentes disciplinas.

       O AEE de Libras para o aluno com surdez vai depender do estagio em que se encontra a língua de sinais, este frequentará o AEE no horário contrario do ensino regular, onde o professor fará um diagnostico do aluno para assim fazer um planejamento respeitando a peculiaridade da língua que é de suma importância o aluno com surdez se apropriar dos termos científicos.

     O AEE para o ensino da Língua Portuguesa o maior atrativo do aluno com surdez é o visual, onde o mesmo desenvolve a gramatica e a linguística quando o é orientado pelo profissional formado em Língua Portuguesa a explorar os significados através do dinamismo e criatividade. Mais para que o aluno obtenha sucesso todos da equipe pedagógica devem contribuir realizando uma parceria, principalmente a professora do AEE e do ensino comum.

       A Escola hoje é um espaço de aprendizagem dando importância a Língua Brasileira de Sinais, priorizando os recursos visuais. É de total responsabilidade Profissional do AAEE envolver-se com a equipe escolar desenvolvendo estrategias metodologicas para o crescimento educacional do aluno com surdez.

Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Fascículo 04: Educação Escolar de Pessoas com Surdez - Atendimento Educacional Especializado em Construção Pag. 10 e 11)

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