Os
Avanços da Pessoa com Surdez na Sociedade
Ao
longo dos anos a educação da pessoa com surdez vem enfrentando
grandes desafios quanto ao preconceito, exclusão da sociedade e a
utilização linguística. As concepções que enfocaram a educação
do surdo foram: Oralismo, Comunicação Total e o Bilinguismo.
Na
escola Oralista, o aluno com surdez era imposto a pedagogia do
falante onde o objetivo era torna o surdo como um ser falante para a
sociedade. Mas com tanto está técnica foi obteve sucesso no cunho
pedagógico Segundo Damázio “As propostas educacionais, baseadas
no oralismo, não conseguiram atingir resultados satisfatórios,
porque, normalizaram as diferenças, não aceitando a língua de
sinais...”. Outra tecnica foi desenvolvida para o aluno com surdez
a Comunicacao Total utilizava todo e qualquer recurso sendo eles, os
códigos manuais, sinais e oralismo. Damazio “a linguagem gestual,
visual, os textos orais, os textos escritos e as interacoes sociais
pareciam não possibilitar um desenvolvimento satisfatório e esses
alunos continuavam segregados...”. A técnica que atualmente tem
dado certo no ensino regular é o Bilinguismo onde prioriza a língua
mãe da pessoa com surdez a Libras (L1) e a língua portuguesa como
uma segunda língua(L2) na escrita “... esta abordagem corresponde
melhor as necessidades do aluno com surdez, em virtude de respeitar a
língua natural e construir um ambiente propicio para a sua
aprendizagem escolar...”
A politica
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva ( 2008) diante de varias discussões surgiu o serviço do
Atendimento Educacional Especializado (AEE) que visa complementar o
desenvolvimento linguístico e cognitivo do aluno com surdez. O
atendimento na sala de recurso multifuncional para o aluno com surdez
acontecerá em três momentos:
O AEE em libras
deve ser construindo e orientado pela professora, interagindo com os
demais colegas formando assim parcerias com o prof. do AEE e com os
demais diferentes disciplinas.
O AEE de Libras
para o aluno com surdez vai depender do estagio em que se encontra
a língua de sinais, este frequentará o AEE no horário contrario do
ensino regular, onde o professor fará um diagnostico do aluno para
assim fazer um planejamento respeitando a peculiaridade da língua
que é de suma importância o aluno com surdez se apropriar dos
termos científicos.
O AEE para o ensino
da Língua Portuguesa o maior atrativo do aluno com surdez é o
visual, onde o mesmo desenvolve a gramatica e a linguística quando
o é orientado pelo profissional formado em Língua Portuguesa a
explorar os significados através do dinamismo e criatividade. Mais
para que o aluno obtenha sucesso todos da equipe pedagógica devem
contribuir realizando uma parceria, principalmente a professora do
AEE e do ensino comum.
A Escola hoje é um
espaço de aprendizagem dando importância a Língua Brasileira de
Sinais, priorizando os recursos visuais. É de total responsabilidade
Profissional do AAEE envolver-se com a equipe escolar desenvolvendo
estrategias metodologicas para o crescimento educacional do aluno com
surdez.
Coletânea
UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar. Fascículo 04: Educação Escolar de Pessoas com Surdez -
Atendimento Educacional Especializado em Construção Pag. 10 e 11)
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